santa maria

Programa Fila Zero superou a meta, conforme balanço da Prefeitura

Thays Ceretta

Foto: Lucas Amorelli (Diário)

Desde que foi dado o pontapé inicial para a realização do Programa Fila Zero, o número de pessoas que passaram por uma consulta ou exame, em Santa Maria, superou a meta. Mas, isso não quer dizer que a fila em todas as especialidades zerou. Das 64 mil pessoas que aguardavam atendimento, a maioria foi atendida neste ano. A especialidade que mais realizou consulta foi a oftalmologia, já o exame mais esperado pela população era o de mamografia (veja abaixo). Até o dia 13 de dezembro, 81.894 pessoas passaram por consulta ou exame. Conforme a secretária de Saúde, Liliane Mello, esse número é maior que a meta proposta porque moradores das cidades vizinhas procuram atendimento no município, e os usuários não podem ser barrados. São cerca de 90 mil pessoas atendidas a mais.

- Nós tivemos outras pessoas que vieram para essa fila ou, até mesmo, pacientes que não estavam no sistema. É importante dizer que o programa Fila Zero não se restringe à fila só desses pacientes que estavam até dezembro de 2016. Ele é muito maior, porque a maior preocupação da nossa gestão é com a atenção primária, onde queremos melhorar a rede de atenção, onde o primeiro acesso deve resolver 80% das doenças ou dos problemas de saúde das pessoas - ressalta a secretária.

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Conforme o balanço, a equipe teve dificuldade de avançar no agendamento de consultas em três especialidades: traumatologia, endocrinologia e cardiologia. A secretária explica ainda que o problema é o acesso tanto para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) quanto para a contratação dos médicos para trabalharem nesses setores.

Para contatar os usuários que estão na fila de espera, foi montado um call center. A equipe de seis funcionários entra contato por telefone, por conversa de whatsapp ou por mensagem, utilizando uma sala da sede da Secretaria de Saúde, na Avenida Medianeira.

No caso daqueles pacientes que não compareceram, ocorre a perda da consulta. As consultas são solicitadas e marcadas de acordo com a ordem na fila e conforme, também, a classificação do atendimento _ se é urgente ou normal. Os agendamentos são feitos de segunda à sexta-feira, das 7h30min ao meio-dia e das 13h30min às 17h, dependendo da disponibilidade de vagas.

Outro projeto que buscava suprir a demanda reprimida de atendimentos, na cidade, é o Sorria Santa Maria. Neste, servidores e residentes da área da saúde realizaram atendimentos odontológicos (CEO), localizado na Avenida Borges de Medeiros. Foram 430 pacientes atendidos, e mais de 1,7 mil procedimentos realizados.

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Balanço de 1º de janeiro a 13 de dezembro de 2017

  • 64 mil pessoas aguardando por consultas e exames nos últimos cinco anos
  • 81.894 total de agendamentos realizados consultas e exames
  • 35.424 exames realizados
  • 46.470 consultas realizadas
  • 2.482 pessoas que faltaram na consulta agendada até 02/12/17
  • 15.951 telefonemas na caixa postal até 02/12/17
  • 57.134 ligações feitas até 02/12/17
  • 8.198 pessoas não querem consultas/exames até 02/12/17
  • 8.610 óbitos

Maior demanda de consultas:

  • Oftalmologista 11.129 pessoas atendidas
  • Cardiologista 4.005
  • Neurologista 3.633
  • Urologista 2.859
  • Psiquiatra 2.297
  • Ginecologista e obstetra 1.520

Três especialidade tem mais dificuldades para consulta. Ainda há fila para:

  • 3 mil pessoas ortopedia e traumatologia
  • 1096 mil endocrinologia
  • 859 neurologia pediátrica

Números

  • 318 mil pessoas estão cadastradas na Rede Básica de Saúde
  • 217 mil pessoas moram em Santa Maria
  • 49 mil pessoas tem plano de saúde na cidade
  • 228 mil não tem plano de saúde
  • 90 mil pessoas são atendidas a mais na rede básica que são de fora da cidade

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